domingo, 11 de março de 2012

A Dona Rosalina vai à Feira!


 
O QUE É O “BICHO DA MALHA”

O “Bicho da Malha” é um espectáculo direccionado para quase todos (dos 6 aos 106), de aproximadamente meia hora, em que a Senhora Rosalina (uma personagem que nasceu no espectáculo “Aniñando” e que continua a querer viver novas aventuras) conta histórias: dela, de outras pessoas, da cidade, do campo, de tricô e, sobretudo, de animais. As histórias que conta não vêm nos livros, mas das vidas das pessoas. Mais uma vez, o trabalho documental foi a base do texto e a inspiração da Senhora Rosalina, que está em pulgas para sair de casa e conversar… ela adora dois dedos de conversa (ou três ou quatro!).
QUEM FAZ O BICHO DA MALHA
O “Bicho da Malha” é um espectáculo com uma só actriz e autora. O texto é o resultado de muita conversa e de histórias de vida contadas por gentes do Sul. E, quem sabe, surjam, durante o espectáculo, novos intérpretes com vontade de partilhar as suas histórias de bichos?
Interpretação, concepção e autoria - Rita Rodrigues (cv: Lisboa, 1977. Pós-graduada em Estudos de Teatro pela Faculdade de Letras de Lisboa (2006), especializa-se em Teatro do Gesto na escola Estudis de Teatre, Barcelona (1999-2001). Fez workshops com Lilo Bon (Thêatre de Complicité), Francine Zerfas (Voz), Sidsel Pape (Action Theater), António Calpi, António Feio, Ângela Pinto e João Grosso, entre outros. Entre 1998 e 2007 trabalhou como actriz em "Pecado", "Mur" e "Salvesave", encenados por Luís Castro; "Alba", por João Ricardo;, "Poepurris", de Jordi Soriano, em Barcelona; "Casio Tone" e "Subtone", por Sílvia Real; "Flor de um dia", por Martin Joab pela Companhia argentina Escena Subterranea; "Da Vinci", "Problema, Qual Problema?", "Falha de Cálculo", "Hipotenozes" e "Desarrumar", por Carlos António; "12 Mulheres e uma Cadela", por São José Lapa; "1755-O Grande Terramoto" e “6xM”, por Jorge Fraga. Em 2007 interpreta e co-escreve Aniñando", encenado por Sofia Cabrita, estreado no Teatro da Trindade e cria o espectáculo “Missão Lupa”(um espectáculo de incentivo à leitura que viajou pelas aldeias do concelho de Almodôvar). Em 2009 participa no espectáculo "Felicidades", encenado por Martín Joab e encena para a Associação Gato Que Ladra o espectáculo "Quando a Stella era muito pequenina". Em 2010 interpreta “La boda”, com encenação de Martin Joab, e é intérprete e autora em “Bi e Dão”, através da CASEAR.)

Sem comentários:

Enviar um comentário