Quinta dos Lopes organiza biofeira
Jornal Algarve 123 - Natasha Donn, Edição 725 (19 Abr 2012)
A Quinta dos Lopes, uma propriedade de donos portugueses no coração campestre a noroeste, é um exemplo pioneiro de agricultura biológica desde a década de 1980. O dono, José Lopes, adepto da medicina natural, actualmente com 77 anos de idade, comprou esta quinta de 26 hectares em 1979. Começou a cultivá-la de forma orgânica pouco depois.
![]() |
Sunset @ Quinta dos Lopes - foto by Joana M. Matos |
Patrícia, Doula, Educadora Perinatal, e especialista em reflexologia da maternidade, espera que o evento seja o princípio de um novo capítulo na vida do projecto pioneiro fundado pelo avô. Foi o que nos disse uma manhã bem cedo, acabada de ir “pentear a mula” com as duas filhas pequenas. O animal (chama-se Boneca) é uma aquisição recente nesta quinta familiar.
Mas antes, tivemos sorte de encontrar o próprio José Lopes a fazer as voltas da quinta antes de ir para Lagos abrir a sua loja. Um homem pensativo, disse-nos: “há duas coisas que me entristecem muitíssimo hoje: um Portugal tão doente, a terra abandonada e tanta gente que já está a passar fome.”
“O que precisamos hoje em Portugal não são mais hospitais”, acrescenta. “É saúde. As pessoas esqueceram-se das maneiras de cuidarem de si próprias.”
“O meu avô teve muita influência na forma como abordo a vida”, sorri Patrícia, 35 anos, à medida que ele desaparece pela adega adentro, onde produz vinho e moscatel biológico.
“Fui buscar a ideia para a Biofeira ao Perú, país onde vivi durante alguns anos. Recentemente fui desafiada a desenvolver um mercadinho bio aqui na quinta, que no fundo é uma forma de trazer cá as pessoas para verem onde é que a sua comida cresce”. Portanto, todas as quartas-feiras, entre as 13h00 e as 17h00, a Quinta dos Lopes abre ao público interessado em ver e comprar fruta e vegetais biológicos, provar o vinho, ou simplesmente “apreciar o campo”.
“A intenção desta biofeira é mostrar às pessoas que ainda não conhecem as terapias e práticas naturais, assim como os estilos de vida e as escolhas diferentes que hoje estão disponíveis e ao seu alcance”, explica. “Podemos todos viver de forma harmoniosa e sustentável com a natureza e criar uma economia saudável ao mesmo tempo”.
Durante o evento, os workshops (todos disponíveis a um preço simbólico – e para os quais é aconselhado fazer uma reserva prévia!), vão incluir temas como a eco-construção em bambu, e como fazer detergentes naturais – incluindo uma lixívia especial feita a partir de cinza de lareira, e até um líquido para desentupir sanitários.
Haverá também um workshop de ervas medicinais para mulheres e como transformá-las em chás adjuvantes da saúde – particularmente durante a gravidez e a amamentação. Durante o dia acontecem palestras sobre o “parto humanizado” e a “reflexologia infantil” – tudo isto debaixo das alfarrobeiras – onde haverá espaço ainda para as terapias alternativas, incluindo a massagem Ayurveda e a reflexologia.
Outras actividades incluem música, dança e teatro, e claro, as bancas com comes e bebes biológicos e artesanato. Em suma, o evento está a ser planeado como um dia idílico para as famílias, com boa comida e sabedoria para partilhar.
Para mais informações sobre o evento consulte: http://biofeira-artesanate.blogspot.pt
Para saber mais sobre as quartas-feiras abertas visite: http://quintadoslopes.blogspot.pt/
Ou telefonar: 960 265 210.
Sem comentários:
Enviar um comentário